A terapia integrativa procura observar um indivíduo como um todo, e não como alguém que está doente, que apenas tem problemas com seus pensamentos e sentimentos. Abordamos o indivíduo inteiro: mente, emoção, espírito e corpo.
Esta terapia com que o indivíduo tenha consciência das conexões entre mente, emoção e espírito com o corpo físico usando várias técnicas diferentes.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde fazem parte da Medicina tradicional, priorizam a qualidade de vida e são utilizadas tanto para TRATAR quanto para PREVENIR doenças, especialmente as crônicas e degenerativas, e se alinham com as diretrizes da OMS.
O objetivo é ajudar a pessoa a desenvolver uma compreensão profunda de si mesmo em todos os aspectos, trazendo uma melhor auto-estima e autoconsciência, aprofundando a capacidade de manter uma atenção plena e a consciência de si mesmo no momento.
O estado de presença dá a abertura que se precisa para as mudanças necessárias e para voltar a ter equilíbrio e harmonia generalizados.
A pessoa passa por um processo terapêutico que a leva desde a percepção do que causa um desequilíbrio até a ressignificação de fatos de sua vida que, ao longo do tempo, a tiraram da frequência da saúde A ideia é fazer com que os indivíduos em tratamento se percebam e se aceitem no momento em que estão, onde e como estão e conquistem o entendimento em um nível profundo, isso propicia lidar melhor com os problemas que estão causando sofrimento e liberar tudo aquilo que não serve mais para evoluir.

Quais são as terapias integrativas?
Existem várias práticas integrativas que foram desenvolvidas para ajudar as pessoas nessas questões, entre elas podemos destacar:
- Meditação
- Radiestesia
- Reiki
- Danças Circulares
- Terapia de Florais
- Cura taquiônica
- Thetahealing
- Homeopatia
- Aromaterapia
A intenção destas práticas é sempre promover a conexão entre mente e corpo para reestruturar os campos de energia do corpo humano que afetam a saúde física e mental da pessoa.
É um tratamento que complementa e aumenta a eficácia do tratamento para as condições de saúde tanto emocionais quanto físicas e facilita o processo natural do corpo de se regenerar.
Em resumo
O objetivo de uma terapia integrativa é reequilibrar e harmonizar tudo o que for preciso para que a pessoa como um TODO seja abordada no tratamento, e não um órgão, um problema ou uma doença apenas.
Com essa visão integral, em vez de somente tratar a artrite, a depressão ou o câncer de alguém, os aspectos emocionais, os pensamentos e crenças, os relacionamentos e os aspectos espirituais e como eles afetam sua saúde são abordados no processo de tratamento de acordo com a necessidade de cada um.